Requisitos "Clean & Safe"
Golf courses "Safe & Clean" Requirements (english version) (202KB)

Formação a todos os colaboradores

Todos os colaboradores da manutenção do campo e do serviço ao cliente jogador de golfe, receberam informação e/ou formação específica sobre:

  • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
  • Cumprimento das precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
    • higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
    • etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
    • conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os colaboradores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível), o contacto próximo, os apertos de mão, beijos, partilha de postos de trabalho, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
Cumprimento de regra de auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar o valor e a hora de medição), verificação de existência de tosse ou dificuldade em respirar.

Cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa, nas áreas de trabalho ou de serviço ao cliente jogador de golfe.

Informação a todos os clientes

Está disponibilizada a todos os clientes, em português e inglês, a seguinte informação:

  • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.
  • Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.

O campo de golfe possui

Equipamentos de proteção individual em número suficiente para os trabalhadores envolvidos nas atividades de manutenção do campo e no atendimento e serviço aos clientes.

Equipamento de proteção individual disponível para clientes, quando os mesmos desejem utilizar os espaços fechados do campo de golfe (ex.: recepção ou loja de golfe, restaurante, bar, etc).

Stock de materiais de limpeza, de uso único, proporcional à dimensão do campo e das suas instalações, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º.

Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou de solução à base de álcool, junto aos pontos de entrada/saída do clubhouse, armazéns de buggies e trolleys e casa da manutenção de golfe.

Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.

Local para isolar pessoas identificadas como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, de acordo com os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância implementados na sequência de orientações da DGS (caso o campo de golfe integre um empreendimento turístico e este também possuir o selo Clean & Safe, o local específico para isolamento no campo de golfe é dispensável).

Nas instalações sanitárias, equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.

O campo de golfe assegura

Lavagem e desinfeção das superfícies, mobiliário e equipamento, de acordo com o protocolo interno, nomeadamente em espaços onde colaboradores e clientes circulam e podem coabitar, garantindo o controlo e a prevenção de contágio.

Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões e zonas de atendimento, áreas sociais, loja e áreas de restauração, sempre que aplicável, incluindo os interruptores de luz, corrimãos, puxadores, etc).

Ser dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e ao uso de aspirador de pó.

Que a renovação de ar das salas interiores e espaços fechados, é feita regularmente.

O protocolo interno de limpeza e higienização do campo de golfe garante

A aplicação de todos os procedimentos de higienização dos equipamentos, materiais e veículos próprios da actividade, utilizados por colaboradores ou clientes golfistas, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde e outras veiculadas pelas associações do setor.

A organização do serviço e do jogo no campo de golfe assegura

O cumprimento das medidas de distanciamento social de clientes jogadores de golfe e colaboradores nas instalações de atendimento, no serviço ao cliente e no campo, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde e as veiculadas pelas associações do setor.

Que, durante o horário de funcionamento do campo de golfe, encontra-se permanentemente em serviço, um colaborador responsável por acionar os procedimentos de salvaguarda e restrição, em caso de suspeita de infeção (acompanha a pessoa com sintomas à área reservada para o efeito, presta-lhe a assistência necessária e contacta o Serviço Nacional de Saúde).

O armazenamento dos resíduos produzidos por doentes suspeitos de infeção em saco de plástico apropriado que, após fechado (ex. com abraçadeira), deve ser isolado e enviado para operador licenciado na gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.


A submissão da "Declaração de Compromisso" decorre do compromisso pela entidade, que todos os requisitos anteriormente validados são, na íntegra, cumpridos pelo Campo de Golfe





PARCEIROS
© 2020 CNIG - Todos os direitos reservados